Lorem Ipsum

Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML, Resumo do HTML.

VI Festa da Colheita

No dia 26 de maio de 2013, no Assentamento Conquista da Lagoa, Açailândia-MA realizou-se a VI Festa da Colheita, o evento já era tradicional na Paróquia São João Batista, com a divisão da Paróquia para a criação da Paróquia Santa Luzia, o evento não mudou nada, passou a pertencer as duas paróquias e como já se faz desde de 2008 as comunidades se encontraram para festejar a vida no campo e glorificar pelos frutos da terra em Cristo Jesus; saboreando um momento de louvor, oração, partilha, arte e integração de todos.
Histórico

A 1º Festa da Colheita foi realizada no Assentamento Sudelândia (50 Bis), em 2008 e reuniu cerca de 500 pessoas.
A 2º Festa aconteceu no Assentamento Califórnia, em 2009.
Em 2010 foi a vez do Assentamento KM 30 e Vila Aparecida receberem a 3º Festa da colheita.
Em 2011 A Festa da Colheita foi como uma preparação do povo açailandense para a Romaria da Terra e das Águas que seria realizada no Pequiá; a Festa foi Realizada no Assentamento Jacaré.
Em 2012, realizou-se a que o povo considera como maior e melhor Festa da Colheita, realizada no Assentamento Francisco Romão, região do Novo Oriente. Dessa 5º Festa temos algumas fotos, disponíveis abaixo.


5º Festa da Colheita - 3 de junho de 2012 - Assentamento Francisco Romão
Clique na imagem para ver no tamanho original.


5º Festa da Colheita - 3 de junho de 2012 - Assentamento Francisco Romão
Clique na imagem para ver no tamanho original.


5º Festa da Colheita - 3 de junho de 2012 - Assentamento Francisco Romão
Clique na imagem para ver no tamanho original.


5º Festa da Colheita - 3 de junho de 2012 - Assentamento Francisco Romão
Clique na imagem para ver no tamanho original.


5º Festa da Colheita - 3 de junho de 2012 - Assentamento Francisco Romão
Clique na imagem para ver no tamanho original.

Símbolos

Podemos considerar como maior símbolo da Festa da Colheita um Balaio que popularmente é chamado de Quibano, na maioria das Festas da Colheita já realizada ele serviu para apresentar cada comunidade presente, funciona assim: cada uma (comunidade) do campo ou da cidade leva para Festa um ou mais frutos da Terra em um desses Quibanos e então apresenta a comunidade, simbolizada por esses frutos.
Ao final de cada Festa, as comunidades que acolheram a todos revelam ao povo o local da próxima Festa, entregando aos responsáveis pela Igreja naquela localidade um Quibano para simbolizar o Compromisso deles em fazer uma bela Festa da Colheita e levá-la adiante.
Aqui mostramos alguns dos mais bonitos Quibanos ofertados na missa que representaram o povo presente na 6º Festa da Colheita:


6º Festa da Colheita - 26 de maio de 2013 - Assentamento Conquista da Lagoa





6º Festa da Colheita - 26 de maio de 2013 - Assentamento Conquista da Lagoa



6º Festa da Colheita - 26 de maio de 2013 - Assentamento Conquista da Lagoa

 





6º Festa da Colheita - 26 de maio de 2013 - Assentamento Conquista da Lagoa


Na parte cultural as comunidades demonstraram mais uma vez que com Cristo a nossa festa é bem melhor e mais contagiante, que a alegria que encontramos naquela Festa com Jesus não se pode encontrar em uma semana de micareta aqui na cidade. O pouco momento que vivemos juntos (1 dia) é tão pequeno para tantas amizades e tanta felicidade que podemos fazer e viver, essa também é outra coisa que em boates e alguns outros tipos de eventos não se consegue, pois a amizade que se encontra nesses tipos de festas é passageira, é a amizade de minutos. Com Deus nossa felicidade é ilimitada, e quando passa a gente não chora por que acabou, não, ela não acaba, esse nosso choro é o que faz nascer a próxima festa da colheita, um choro de alegria pelos momentos que vivemos e nossa eterna gratidão á Deus. Posso garantir se essa festa da colheita foi tão boa, a próxima será melhor contigo que já está convidado, aqui também deixamos as imagens de entrega do quibano da próxima festa no Povoado Córrego Novo e mais abaixo as imagens da tarde cultural. Obrigado e participe da comunidade mais próxima da sua casa e em 2014, venha para a VII Festa da Colheita em Córrego Novo.  

0 comentários:

Postar um comentário